terça-feira, 17 de novembro de 2015

Novembro Azul: Prevenção à Saúde do Homem

Créditos: Texto e fotos: Daniel Rodrigues / Divulgação / PMC
A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio da sociedade civil organizada promove mais uma edição do Novembro Azul. Uma das entidades parceiras é a ADHI - Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Chapecó-SC. Durante todo o mês serão intensificadas iniciativas e ações de alerta a comunidade em geral para a gravidade de doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão, além do Câncer de Próstata que podem levar a morte de forma lenta e dolorosa se não tratadas adequadamente. 
De acordo com a Secretária de Saúde de Chapecó, Cleidenara Weirich, iniciativas deste porte representam a oportunidade de a rede municipal de Saúde se aproximar ainda mais da população com seus serviços. “Queremos oferecer maior resolutividade aos chapecoenses”, destaca.
O presidente da Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Chapecó-ADHI, Edir Santo Damo, alerta que dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, o número de diabéticos no mundo chega a 240 milhões podendo chegar 380 milhões em 2025. O diabetes e suas consequências são responsáveis pela morte de uma pessoa a cada 10 segundos, seis pessoas por minuto, 360 por hora, 8.640 por dia.
Programação 
•  No dia 21 de novembro, a Secretaria de Saúde promove um mutirão nas 26 unidades de saúde, voltado aos homens. Na oportunidade a Clínica do Homem localizada junto ao CRESM, permanecerá com o Ambulatório Saúde o do Homem atendendo aos encaminhamentos das unidades. 
Haverá show com o humorista João Kuiudo nos dias:
03 de novembro, Bairro Belvedere, 10 de novembro, Bairro Santa Maria, 17 de novembro, Bairro Efapi, 24 de novembro, Bairro Bela Vista.
Hipertensão e diabetes: Prevenção deve começar bem cedo
A hipertensão e a diabetes são doenças inter-relacionadas que, se não tratadas, aumentam o risco de AVC e complicações nos membros inferiores. Enganam-se aqueles que acham que ambas as doenças só aparecem após os 35 anos. Especialistas garantem que quanto mais jovem for à pessoa melhor a prevenção, pois estas doenças são assintomáticas e podem aparecer em qualquer fase da vida. Sintomas como dores de cabeça, tonturas e dores no peito são os verdadeiros sinais de alerta para a hipertensão – mais conhecida como pressão alta, que está diretamente ligada à diabetes – doença causada pela incapacidade do corpo de produzir ou utilizar a insulina, provocando o aumento da taxa de açúcar no sangue – e é muito mais comum até no próprio diabético no qual vai aumentando junto com a idade.
Como principais sintomas, a diabetes dá os primeiros sinais comuns como a sede intensa, urina em excesso, perda de peso repentina, cansaço e muitos outros. Nos homens a doença é muito mais fácil de aparecer, diferente das mulheres que apresentam os sintomas já aos 55 anos. Pessoas que levam uma vida sedentária, o que acaba ligando-se diretamente a obesidade, que abusam do cigarro e álcool em excesso e que têm carência de potássio, também estão mais propícias para o surgimento da doença. 
Dicas de prevenção:
 Diabetes
- Pratique atividades físicas regularmente, de 3 a 5 vezes por semana.
- Inclua em sua dieta habitual a maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como verduras e frutas.
- Diminua a ingestão de gorduras (óleo, manteiga, creme etc) e carboidratos (massas e doces).
- Prefira alimentos grelhados e cozidos.
- Evite comer “fast food”, dê preferência aos alimentos de preparação mais “caseira”.
- Diminua a quantidade total de alimentos de cada refeição. Faça mais refeições ingerindo menos calorias de cada vez.
- Consuma leite e derivados (iogurte, queijos) desnatados ou light e prefira carnes magras. Assim, você previne o aumento do colesterol, além de controlar o peso.
- As leguminosas devem fazer parte do cardápio, pois contêm proteínas, ferro e fibras.
Hipertensão
- Mantenha o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares, como: não abusar do sal e utilizar outros temperos para ressaltar o sabor dos alimentos.
- Pratique atividades físicas.
- Abandone o fumo.
- Modere o consumo de álcool.
- Evite alimentos gordurosos.
- Controle a diabetes.
Fonte (dicas): Sociedade Brasileira de Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário