quinta-feira, 16 de julho de 2015

Pesquisa aponta que 70% dos brasileiros são sedentários.


A prática de exercícios físicos é um ponto importante para a saúde do coração. Por isso, de acordo com o médico Luiz Fernando Kubrusly, diretor clínico do Hospital VITA Batel, abandonar o sedentarismo e realizar diariamente meia hora de atividades físicas é aconselhável para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.
Pesquisas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que o sedentarismo é um problema que vem crescendo significativamente no Brasil. A população atual gasta bem menos calorias por dia do que gastava há 100 anos. Atualmente, 70% da população brasileira não pratica exercícios físicos regularmente. Por isso, os problemas de coração já matam mais do que a hipertensão, a obesidade, o colesterol alto, o diabetes e o tabagismo. A vida sedentária pode ser responsabilizada por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral - principais causas de óbito no País.
A SBC recomenda que pessoas com menos de trinta anos sem patologias cardíacas, ortopédicas e respiratórias, ou sem fatores de risco (obesidade, tabagismo, hipertensão, diabetes, histórico familiar para doenças cardiovasculares), podem iniciar atividades físicas leves sem acompanhamento profissional. Porém, acima dos trinta anos é aconselhável passar por uma avaliação médica, principalmente quando houver presença de fatores de risco.
Segundo Kubrusly, com a avaliação clínica, além de evitar exposição aos riscos das atividades físicas e constatar que a pessoa não apresenta nenhum fator de risco, pode-se indicar a melhor atividade e a intensidade de esforço que deve ser praticada. "Desta forma, obtém-se resultados melhores e mais rapidamente", explica.
O médico ressalta que, ao realizar atividades físicas, além de melhorar a saúde em todos os aspectos, é possível treinar o coração e usá-lo como um guia para ajudar a obter os resultados desejados. Além disso, personalizar os treinos de acordo com os objetivos é primordial.
Ao observar o funcionamento do corpo, especialistas concluíram que há faixas de batimentos cardíacos nas quais o organismo responde de forma diferente a cada uma delas - as chamadas Zonas de Batimentos Cardíacos Alvo ou Zonas de Treinamento. Existem faixas nas quais a pessoa deve se exercitar para alcançar cada objetivo que deseja: perda de gordura, aumento de resistência física, entre outros.

Fonte: portal Bonde / Sociedade Brasileira de Hipertensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário